terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais uma dica

Dica 34: Dicas para preparar pratos light:

Achei bem legal essa dica tirada do livro "100 dicas infalíveis para emagrecer e se manter em forma", vejam:

Até mesmo os alimentos saudáveis podem nos fazer mal se não forem preparados da maneira apropriada.
- Prepare os alimentos em panelas antiaderentes, que requerem menos gordura do que as de ferro, cobre e alumínio. Use uma pequena quantidade de azeite de oliva ou de óleo de canola.
- Retire toda a pele e toda a gordura visíveis das aves e das carnes antes de cozinhá-las.
- Hortaliças , aves, carnes magras e peixes preparados na grelha ou no forno são pratos saborosos e leves, pois a gordura escorre durante o cozimento.
- Cozinhe as hortaliças no vapor, com ou sem ervas, em um cesto sobre água fervente. O vapor retém o sabor, a cor e os nutrientes desses alimentos.
- Cozinhar o peixe no vapor ( um pouco abaixo do ponto de fervura da água) preserva o seu sabor e a sua consistência. Condimentos como alho e ervas, podem ser acrescentados ao líquido para deixá-lo ainda mais apetitoso.
- Para preparar um refogado leve, use uma pequena quantidade de vinho ou de caldo sem gordura e misture hortaliças, peixe, aves ou carne em uma panela. Adicione ervas, como tomilho, manjericão, sálvia ou endro, para conferir sabor.
- O micro-ondas usa a própria umidade dos alimentos para cozinhá-los. Esse tipo de forno proporciona um método de cozimento rápido e fácil que dispensa qualquer tipo de gordura. Quase todos os alimentos podem ser preparados no micro-ondas.
- Asse a batata-inglesa com a casca para manter as fibras e elaborar um prato nutritivo e pobre em gordura. A batata que é descascada antes do cozimento perde mais de 25% dos nutrientes e 35% das fibras.
- Não salgue aves, peixes nem carnes antes do preparo, pois isso faz com que o alimento perca uma boa porção do seu conteúdo de vitaminas e sais minerais durante o cozimento.
- Quando quiser comer massa, preira as finas, como espaguete ou cabelo de anjo. As mais largas costumam conter mais gordura porque são feitas com ovos. Compre massa integral ou massa verde por seu alto teor de fibras. Opte pelo molho de tomate e pela marinada ou por molhos à base de frutos do mar que não contenham creme.
- Sopas e ensopados podem apresentar grande quantidade de gordura oculta. Prepare-os e deixe-os na geladeira até o dia seguinte. Antes de consumi-los descarte a camada de gordura que se formar na superfície- isso elimina mais de 3/4 da gordura contida nesses pratos. Opte por sopas que levem hortaliças e feijões e evite suas versões cremosas.

Gostaram?

Muitas dessas dicas eu não sabia, informação é tudo!
bjs!

4 comentários:

Barbara Lucas disse...

pequenos detalhes fazem toda a diferença, né?
beijim

Milla Pimenta disse...

Olá Cacau, tudo bem?
Estou te seguindo, siga-me também? :)
te coloquei na minha lista de blogs rs.. espero que não se importe!
Beijão!

Michele Andrade disse...

Adorei o post, parabéns.

www.atelierartedecor.blogspot.com

Tatha Talitha disse...

que dica valiosa amiga...vou guardar para ler com mais calma depois...

adoro dicas sabe

Bjosssssss =)