domingo, 28 de março de 2010

A cenoura


Gente,
Resolvi colocar algumas dicas de alimentos que começei a utilizar na minha dieta. Tenho comido muita cenoura, principalmente crua nas saladas e, já que estamos próximos da páscoa, aí vão algumas informações sobre a cenoura:

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume.
Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.
A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.
A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
Por ser tão nutritiva recomenda-se que seja ingerida pelo menos três vezes por semana.
Para compra deve-se escolher cenouras lisas, firmes, sem irregularidades ou rugas e cor uniforme (manchas verdes dão sabor forte e desagradável).
A cenoura quando conservada em geladeira pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas e seu período de safra é de julho a janeiro. Cem gramas de cenoura fornecem 42 calorias.
Fonte: www.vitaminasecia.hpg.com.br/cenouraorientacao.htm

Nossa, nem eu sabia quantos benefícios esse legume traz!

4 comentários:

Nathália Nabor disse...

Oie flor!
Já havia te encaminhado o email, ontem a noite... Vc não recebeu? Me confirma, ok?
Vai que o email está errado!!!
Eu não como muita cenoura pois vale 1 ponto no sistema do vigilantes, prefiro os legumes 0 pontos, pq aí sobra mais para comer comida de verdade (olha o pensamento gordo atacando de novo kkkkkkkkkk)
Beijocas e bom domingo!

Roberta Fischer disse...

Nossa, adorei... vou introduzir a cenoura hoje mesmo na minha alimentação. É gostoso até como lanchinho da noite, antes de dormir... comer uma cenoura como se come uma maça.

Beijos

Fernanda disse...

Oi Cacau! Que bom que você gostou do blog! Tambem adorei a dica da cenoura... ainda bem que eu adoro cenoura crua! Vou comer sem culpa... e se repara pra me aturar que eu venho sempre te ver, tá!
Beijokas

Elaine C. Melo disse...

oieee tem selinho pra vc no meu blog....obrigada pelo carinho de sempre florrr!! bjosss!!